14/05/2010

Alta-Costura





Bem, primeiro, eu quero que meus leitores saibam que esse assunto é mais complexo do que pensamos.
Então, começando o nosso assunto, o que é alta-costura? É um trabalho artesanal na criação de modelos exclusivos e altamente elaborados por altíssimos preços.
Porém, não adianta apenas fazer o que eu falei acima para se tornar um estilista da alta costura.Quem me dera que fosse.
Alta-Costura é um termo exclusivo da Câmara Sindical da Alta-Costura (Chambre Syndical de la Haute Couture), instituição francesa criada em 1868.E, para fazer parte dessa câmara é preciso seguir várias regras, ai vai algumas delas:
1_O endereço da mainson deve estar entre as três avenidas principais de Paris: Champs Elysées, Montaigne e Georges V.
2_Cada coleção deve ter pelo menos cinco andares e deve concentrar ali um espaço para desfiles.
3_Cada coleção deve ter 35 modelos originais.
4_ As encomendas podem ser sob medida.
Abaixo está a lista dos considerados membros oficiais da maisons da Alta-Costura pela Federação Francesa da Costura:

  1. Adeline André (1981)
  2. Anne-Valérie Hash (2007)
  3. Chanel (1909)
  4. Christian Dior (1946)
  5. Christian Lacroix (1987) - Perdeu o direito de "Alta Costura" em 2009
  6. Dominique Sirop (2003)
  7. Emanuel Ungaro (1965)
  8. Jean-Paul Gaultier (1977)
  9. Givenchy (1952)
  10. Franck Sorbier (1991)
  11. Maurizio Galante (2007
  12. Elie Saab (2008)
  13. Giorgio Armani (2008)
  14. Maison Martin Margiela (2008)
  15. Valentino (2008)
E, uma notícia muito boa para mim e outros brasileiros que desejam, sonham, pedem e querem ser membros da Federação Francesa de Alta-Costura, há um brasileiro, Gustavo Lins , como um dos membros.
Hoje são apenas 20 nomes que estão nessa lista, sendo que em 1946 haviam 106 maisons.
E, para se ter uma idéia do preço de um vestido da Alta-Costura Chanel, um longo está custando em média R$ 20 mil.



5 comentários:

  1. Ju acabei de add seu blog nos meus favoritos !! Bota uma postagem sobre a Burberry e dedica a mim please !!!

    ResponderExcluir
  2. Ju era a Bella no post acima , bjss

    ResponderExcluir
  3. oi querida aki e tami do blog tbconect td bem amei seu comentario e vai ter + koisas e ki a gentih começou dia 14 aih so tinha post + vai ter muitas va lah sempre ki kiser viu Ah eu ameu seu blog adoro dicas de estilo eu amei sua enquete tbm !!!!!!!!!!! vlw vamos sempre troca comentarios XD

    ResponderExcluir
  4. Olá querida... adorei a matéria acima... Amo Alta costura!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, Ju!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir